Comissões 2018-01-18T00:04:59+00:00

COMISSÕES

Comissão de Formação

A Comissão de Formação tem como principais objetivos a realização de ações de formação no domínio científico e profissional da Psicomotricidade, que vá ao encontro das necessidades dos seus associados, enquanto Psicomotricistas em formação, mas também enquanto profissionais. Neste sentido, dispomos de um Plano Anual de Formação, que resulta do levantamento dessas necessidades e que procura chegar a todas as regiões do país. Estas formações são disponibilizadas em 3 níveis, sendo o primeiro nível de sensibilização à temática em questão e os seguintes, exclusivos a Psicomotricistas em formação e/ou profissionais, pretendem já promover a aquisição ou actualização de competências específicas do exercício profissional do Psicomotricista.
Paralelamente, esta Comissão integra a Comissão Educação do Fórum Europeu de Psicomotricidade (FEP), desenvolvendo neste âmbito as seguintes atividades permanentes, bem como outras que anualmente são definidas.
  • Comparação permanente dos Planos de Estudos das escolas com formação de 1º Ciclo (licenciatura) em Reabilitação Psicomotora em Portugal, com o programa mínimo de formação inicial proposto pelo FEP;
  • Atualização anual da lista de entidades e formações em Psicomotricidade, existentes em Portugal ao nível da licenciatura, mestrado e vocacional;
  • Actualização e divulgação de um glossário com termos científicos no âmbito da Psicomotricidade;
  • Actualização e divulgação da lista de especialistas, reconhecida pelo FEP, de acordo com os seus critérios.

Comissão de Investigação

A Comissão de Investigação tem como principal objectivo a recolha e divulgação de informação sobre as investigações em Psicomotricidade, efectuadas e em curso em Portugal, bem como a organização e disponibilização de de recursos de apoio de modo a estimular e promover a investigação nesta área científica.
Neste sentido, tem uma colaboração próxima e permanente com as diversas Universidades Portuguesas com trabalho nesta área, bem como com a Revista “A Psicomotricidade”, editada anualmente pela APP, como veículo de excelência para a disseminação do conhecimento científico, produzido essencialmente em Portugal, mas também em países membros do FEP ou da OIPR (Organização Internacional de Psicomotricidade e Relaxação).
Esta Comissão integra também a Comissão de Investigação e Ciência do Fórum Europeu de Psicomotricidade, que reune também anualmente e desenvolve as seguintes actvidades:

  • Actualização e divulgação de informações sobre as investigações em Psicomotricidade, mais recentes, e em curso, efectuadas em Portugal.
  • Actualização e dicullgação da base de dados relativa a trabalhos de investigação (teses de mestrado e doutoramento) no âmbito da Psicomotricidade.
  • Elaboração de um compêndio sobre os instrumentos de avaliação na área da Psicomotricidade (instrumentos gerais e específicos), especialmente dirigido ao investigador, para o apoiar na selecção de instrumentos adequados para avaliar a eficácia das suas intervenções.
  • Actualização do inventário dos artigos, livros e revistas científicas em psicomotricidade, disponibilizado na página do FEP.

ADQUIRA JÁ A REVISTA DE PSICOMOTRICIDADE

Comissão de Enquadramento Profissional

A Comissão de Enquadramento Profissional tem como principais objectivos a realização de acções no domínio profissional da Psicomotricidade, que vão de encontro às necessidades dos seus associados e da defesa da profissão psicomotricista, mediante a realidade nacional e internacional. Neste sentido, são de assinalar as seguintes acções:

Coordenação da Comissão Profissão do Fórum Europeu de Psicomotricidade (FEP)

Foi finalizada a elaboração do documento que define o perfil de competências do psicomotricista.
A comissão está realizar pequenos filmes sobre as práticas profissionais, para divulgação na internet.

Regulamentação da Profissão de Psicomotricista, em Portugal

A profissão psicomotricista foi inserida na Classificação Portuguesa de Profissões – CPP 2010.

No que diz respeito à colaboração com o Ministério da Saúde, para definição do enquadramento legal da profissão, cabe assinalar que o Ministério da Saúde não tem permitido a aberta discussão do regulamento profissional, mostrando-se pouco disponível para discutir estes assuntos com a APP.

Foi iniciado um processo de assessoria jurídica no âmbito do enquadramento legal da profissão de Psicomotricista, que está a preparar a estratégia e documentação para articulação com o Ministério da Saúde e Ministério da Educação, tendo como objectivo a definição do enquadramento legal da profissão.

Iniciativas Políticas

Foi feita a divulgação do perfil de competências dos licenciados em Reabilitação Psicomotora junto de agrupamentos escolares, associações de pais e serviços de saúde.

Observatório de Empregabilidade

Foi apresentada uma comunicação no I Congresso Nacional de Psicomotricidade, em Maio de 2010, na Fundação Calouste Gulbenkian, na qual os dados obtidos e já tratados do observatório foram divulgados.

Está a ser definida uma metodologia de recolha anual de dados, que permita suportar as actividades deste observatório.

Divulgação da Psicomotricidade

Encontra-se finalizado o conteúdo para novas brochuras sobre práticas da profissão; Estas já foram revistas pelas escolas de formação, estando o documento pronto para ser discutido e aprovado em reunião de Direcção.

Apoio aos Associados

Tem-se dado continuidade ao trabalho de elaboração de pareceres e estabelecimento de contactos, a pedido de associados, relativos à divulgação da profissão em contextos específicos e ao esclarecimento do enquadramento profissional do Psicomotricista, a nível nacional e internacional.

Junte-se a nós!

ASSOCIE-SE!