A Associação Portuguesa de Psicomotricidade está, desde dezembro de 2005, a realizar todos os esforços no sentido de ver reconhecida e plenamente regulamentada a profissão de Psicomotricista, tal como as demais profissões da saúde, que estão regulamentadas pelo Estado Português.

O Estado Português tem o dever de regulamentar a profissão de Psicomotricista como forma de salvaguarda dos direitos à proteção da saúde de todos aqueles que, direta ou indiretamente, possam beneficiar dos cuidados de saúde prestados por estes profissionais.

A formação dos Psicomotricistas está devidamente assegurada através da obtenção do grau de licenciatura em Reabilitação Psicomotora, reconhecida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A Associação Portuguesa de Psicomotricidade tem, enquanto associação profissional, assegurado, na medida do possível, aos utentes, às famílias e às entidades empregadoras, a identificação dos profissionais devidamente habilitados para o exercício da Psicomotricidade em Portugal, medida transitória que muito tem contribuído para consolidar a relevância dos Psicomotricistas no mercado de trabalho, mas que deve ser da responsabilidade do Estado Português, o que justifica a pertinência da nossa petição.

Pretendemos assim reunir através desta Petição Pública, as 7500 assinaturas necessárias para que possamos levar o tema a plenário da Assembleia da República. O contributo de todos aqueles que possam assinar esta petição é fundamental para que tenhamos sucesso sejam Psicomotricistas, profissionais de outras áreas, utentes e seus familiares, ou seja, todos os que, direta ou indiretamente, possam apoiar a Psicomotricidade e as suas valências.

Informações adicionais

Carta da Petição com documentos anexos

Síntese das Iniciativas Políticas da APP 2005-2024

Carta de apoio à Regulamentação da Profissão de Psicomotricista elaborada pelo Senhor Professor Doutor Vítor da Fonseca, precursor da Psicomotricidade em Portugal e sócio fundador nº 1 da Associação Portuguesa de Psicomotricidade.

Parecer do Diretor do Programa Nacional para a Saúde Mental da Direção Geral da Saúde – Professor Doutor Miguel Xavier

Parecer da Provedoria de Justiça

Carta da Senhora Presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, Prof. Doutora Maria do Céu Patrão Neves

Cartas de apelo à Regulamentação da Profissão da Universidade de Évora, Universidade de Lisboa e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Cartas de Profissionais de Saúde pela regulamentação da Profissão de Psicomotricista

Carta de Apoio do Senhor Presidente do Fórum Europeu de Psicomotricidade

Carta de Apoio da Associação Dinamarquesa de Psicomotricidade

Carta de Apoio da Associação Profissional dos Psicomotricistas de Itália

Carta de Apoio do Delegado da Alemanha no Fórum Europeu de Psicomotricidade

Carta de Apoio do Presidente da Federação Francesa de Psicomotricistas

Carta de Apoio da Diretora do Institut Formation en Psychomotricité da Pitié-Salpêtrière – Faculté de Médecine Sorbonne Université – Paris

Carta de Apoio Conjunta das duas Associações Profissionais de Psicomotricistas do Luxemburgo

Carta de Apoio da Associação Suiça de Psicomotricistas

Carta de Apoio da União Profissional Belga dos Psicomotricistas Francófonos