Contos de Fadas

“Psicodrama Simbólico.
Os Contos de Fadas”

sábado 19
&
domingo 20

maio 2018

Formadora: Irene Henche Zabala 

Organização: Associação de Apoio à Clínica do Parque-Arterapias

Preço especial para associados APP

Sendo a Arteterapias uma entidade protocolada/parceira da APP,  os associados com as quotas em dia (2018) poderão inscrever-se com preço especial, como se fossem associados da Arteterapias.

 Sócios–120.00€    Outros:150.00€

Os Contos de Fadas da tradição oral da nossa cultura são histórias selecionadas ao longo de muitas gerações como as mais apropriadas para contactar com o mundo interior das crianças. A estrutura narrativa e o grande poder simbólico que os personagens e as cenas destas histórias contêm,
devidamente selecionadas e nas suas versões originais, fornecem um apoio muito sólido, onde crianças e adolescentes podem depositar todos os seus conflitos internos.
O psicodrama simbólico é um método de intervenção em grupo, tanto psicopedagógico como terapêutico, baseado no trabalho de auto-expressão e projeção narrativa. É realizado através da dramatização de cenas pertencentes às versões arquetípicas de contos de fadas, de outros contos e histórias de tradição oral, de mitos e filmes, bem como do desenvolvimento da criatividade através de técnicas simbólicas específicas de Arte Terapia.

Neste curso, o foco é a intervenção na infância e adolescência, embora este método tenha sido validado para todos os estágios evolutivos e considerado com potencial específico no tratamento de transtornos mentais graves.
No entanto, deve ser levado em consideração que este recurso requer interação social em grupos e não é adequado para crianças autistas, com psicose grave ou com deficiência intelectual grave.

Irene Henche Zabala, psicóloga clínica e educacional, é psicoterapeuta especialista em crianças, adolescentes, famílias e grupos. Diretora de Psicodrama e Terapeuta Familiar. Psicóloga de uma equipa de Orientação Educacional e Psicopedagógica da Comunidade de Madrid. Autora do método de Psicodrama Simbólico, bem como de artigos e livros sobre o tema. Fundadora e Diretora da Escola de Psicodrama Simbólico de Madrid. Formadora em Psicodrama e em Psicodrama Simbólico, leciona cursos e seminários há mais de vinte anos. A sua atividade de formação desenvolve-se em Madrid e em diferentes comunidades autónomas espanholas, assim como noutros países, nomeadamente Portugal, Itália, Suíça, Alemanha e Argentina.

Conteúdos temáticos:

  • O Método do Psicodrama Simbólico: Estrutura conceptual – os três paradigmas que integra
  • O Psicodrama Simbólico: história e características. O Psicodrama Simbólico Infanto-Juvenil.
  • Os instrumentos do Psicodrama
  • A comunicação metafórica. Os símbolos e os sonhos
  • Os Contos de Fadas. As versões genuínas (originais?). O Psicodrama Simbólico das Doze Histórias (Contos).
  • O modelo de intervenção. A dimensão evolutiva
  • O Psicodrama Simbólico terapêutico. Indicações, processo de avaliação e diagnóstico.
  • Critérios de agrupamento. A formação do grupo.
  • O Psicodrama Simbólico terapêutico. O processo grupal. Análise, compreensão e interpretação dos significados através dos símbolos. Diferentes níveis de latência. Os guiões de vida. A mudança terapêutica
  • O desenvolvimento da criatividade: Arte Terapia através do psicodrama simbólico.
  • Outras aplicações do psicodrama simbólico: o psicodrama simbólico educativo.
  • A intervenção com a família, a escola e o contexto social
  • A constituição da equipa de psicodrama simbólico. A observação. Os materiais produzidos pelo grupo. O seguimento do processo terapêutico.
  • Os grupos com famílias e a intervenção escolar e social.

Inscrições e Informações

e-mail: arterapias@sapo.pt

telf: 96 458 7000

Após pré-inscrição será enviado NIB de forma a proceder ao pagamento e confirmar a inscrição.

Associação de Apoio à Clínica do Parque – Arterapias
Parque da Saúde de Lisboa, Pav. 25, Av. do Brasil, no 53, Lisboa

2018-03-30T20:54:05+00:00 30 Março, 2018|Categorias: Formações, Notícias|0 comentários